Trump: Dólar sobe forte e Bovespa despenca

0
213

O mercado financeiro no Brasil reage com pessimismo ao resultado da eleição nos Estados Unidos nesta quarta-feira (9). O candidato republicano Donald Trump venceu a democrata Hillary Clinton, contrariando as expectativas do mercado.

O dólar opera em forte alta nesta quarta em relação ao real, chegando a subir mais de 2%. “Acho que o dólar pode ir a R$ 3,30 até a próxima semana porque ninguém estava precificando a vitória de Trump”, comentou à Reuters o analista de câmbio da corretora Gradual Investimentos, Marcos Jamelli. Já a Bovespa abriu os negócios em queda de mais de 3%, mas reduziu as perdas no final da manhã.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta quarta, após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em Brasília, que acompanha o movimento dos mercados globais e no Brasil e que tomará as “medidas adequadas” caso seja necessário.

Ele não detalhou, porém, quais medidas poderão ser adotadas. “O meu comentário será sobre os mercados. Nós estamos acompanhando os mercados globais e do Brasil e, caso necessário, tomaremos as medidas adequadas”, afirmou Ilan Goldfajn a jornalistas.

Mundo
A vitória de Trump derrubou os mercados na Ásia, com a bolsa de valores do Japão perdendo mais de 5%. Na Europa, os mercados abriram em forte queda, mas diminuíram as perdas após o discurso do republicano, considerado conciliador.

Deixe uma resposta