SECRETÁRIO FRANCISCO TOUCHÉ PARTICIPOU DE REUNIÃO COM O MINISTRO ALBERTO BERTRAME DO MDS E CUMPRIU AGENDA EM BRASÍLIA…

0
239
Ministro Alberto Beltrame em reunião com membros do Congemas e Fonseas Nacional

Na última semana, o Secretário Francisco Touché, marcou presença em reunião de gestores de assistência social no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília, com a presença do Ministro Alberto Beltrame.

 

A reunião aconteceu no MDS e teve como pauta principal o Cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social. Segundo o Secretário Touché, o Ministro disse que busca recompor o orçamento do SUAS para 2018, e que está confiante, no entanto, ainda não conseguiu por exemplo, pagar a atualização no repasse do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF), mas, busca recompor o orçamento para cumprir também esta promessa. Escutando representantes do FONSEAS e CONGEMAS, que cobravam recursos na área de investimentos, o Ministro disse que para este ano acha improvável tais recursos, mas, estudará com sua equipe, como rever o orçamento da Assistência Social, já que o sistema de “caixinhas” copiado da saúde, tem prejudicado as gestões. O ministro solicitou que uma nova reunião fosse marcada com os representantes do CONGEMAS e FONSEAS.

 

O Secretário São-Joseense, que atualmente também está presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Norte (COEGEMAS/RN), participou também em Brasília da reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CIT), que discutiu assuntos como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Capacitasuas que trata da educação permanente dos trabalhadores do SUAS, quanto a diagnóstico de Crianças e Adolescentes que estão abrigadas, além do Programa Bolsa Família.

 

Sempre se posicionando em defesa do SUAS e contra os retrocessos, Francisco Touché se colocou por diversas vezes, cobrando que o MDS ajude ao Governo do RN a executar o Capacitasuas, já que apenas aconteceu uma edição. O Secretário São-Joseense, também disse que o estado não avançou quanto a regionalização dos serviços, muito menos quanto a cofinanciamento, e que, pactuações na CIB, não estão sendo respeitadas. Ao final, Francisco Touché fez críticas a SENARC, pelo modo que criminaliza a pobreza, e trata os beneficiários do Programa Bolsa Família, inclusive, fez duras críticas ao Programa Mão Amiga, que trará cursos de educação financeira para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Por último, o Secretário São-Joseense, na condição de Presidente e Delegado do COEGEMAS/RN, participou da Assembleia Extraordinária do CONGEMAS, que deliberou sobre a data do próximo encontro nacional do CONGEMAS, que acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 01 de agosto, como também houve deliberação quanto a comissão eleitoral, sendo Francisco Touché eleito para representar a Região Nordeste na comissão.

ASSECOM

Deixe uma resposta