São José do Seridó está comemorando hoje 99 anos de história

0
179

A Terra da Bonita faz aniversário  nesta sexta  feira,4, mas  que recebeu um grande presente  foi a comunidade.

Logo ás 5  da  manhã 5 bandas filarmônicas  fizeram alvoradas pelas ruas  e bairros da  cidade.

 

Houve hasteamento da   bandeira  do município pelo Prefeito da  cidade , Jackson Dantas, execução do hino  municipal pelas filarmônicas  presentes.

 

Logo em seguida  aconteceu  Oficina “Arte Literária” para os profissionais do magistério.

 

As 15  horas acontece a inauguração do Museu Tropeiros do Seridó com a presença do Prefeito municipal, demais autoridades e a comunidade.

 

A noite ,as  19 h, no palco José Pio, haverá a abertura  da VII amostra literária.

PROGRAMAÇÃO

________________________Programação______________________

04/11/2016     

5 horas                Alvorada com as Filarmônicas: Jimmy Brito – São José do Seridó/RN, 24 de Outubro – Cruzeta/RN, Elino Julião – Timbaúba dos Batistas/RN, Felinto Lúcio Dantas – Acari/RN, IFRN – Natal/RN;

 

8 horas                Condução da Bandeira Municipal pelo Grupo de Cavaleiros “Ernesto Macedo” até o Palco Cultural José Pio, onde será hasteada pelo Prefeito Municipal, acompanhado de autoridades e a população em geral, e Execução do Hino Municipal pelas Filarmônicas convidadas;

 

9 horas                Oficina “Arte Literária” para os profissionais do magistério – municipais e estaduais, no Sindicato dos trabalhadores Rurais, com o Professor Juviniano;

 

15h30min            Inauguração do Museu Municipal Tropeiros do Seridó: Acolhida ao publico por Anderson Medeiros, formação da mesa de autoridades, execução do Hino Nacional pelas filarmônicas, corte da fita e descerramento da placa de inauguração, visitação às instalações internas do museu.

 

19 horas               Abertura da VII Mostra Literária, no Placo Cultural Jose Pio, com uma exposição e apresentação de um texto escrito pelo Centro de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas, Centro de Ensino Rural Francisca Macêdo de Medeiros,Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas,Escola Estadual Jesuino Azevedo, Escola Estadual Prof. Raimundo S. da Costa, Filarmônica Jimmy Brito, Fanfarra Municipal Jacó Libânio, e apresentação final pelas 5 filarmônicas.

 

05/11/2016

19 horas               Continuação da VII Mostra Literária com exposições e apresentações pelas escolas estaduais e municipais.

 

Diz-se que lá pelos anos de 1917 foi fundado o que se chamou São José da Bonita.

São José da Bonita?

(…)

E para dá nome ao vilarejo que surgia, uniu-se o nome do santo de devoção dos habitantes à boniteza da moça que se banhava no poço, que do mesmo fugiu ao enxergar que alguém de longe a olhava.

(…)

E assim se erguia São José da Bonita; depois São José do Seridó, tendo início uma história, que nos anos de algodão mocó viveu anos de glória. Mas…

(…)

São anos de história que seu povo construiu; o antepassado deixou o legado, e apegado a ele, o atual se desenvolveu. Cada pedacinho deste chão mostra quem aqui vive, e recorda quem aqui viveu. Muita luta se travou, não foi fácil, é verdade, mas entre causos, contos, lendas e fatos, somos quase centenários, São José do Seridó seu espaço conquistou.

 

Nesse quase um século de fundação, muitas marcas perpassaram a temporalidade, concepções transformaram-se em jargões, e pessoas fincaram pés nesses torrões; e a história eternizou gerações. É dada a importância desse ano pré-centenário, no qual se abre o centenário, que se evoca durante a VII Mostra Literária de São José do Seridó, cujo tema é “Reinventando São José do Seridó a partir da leitura literária”, através do título “Entre causos, contos, lendas e fatos, somos quase centenários”, aspectos que prenunciaram e evidenciaram a solidez com que este município chegaria a segunda década do século XXI.

Com a participação das instituições de ensino, grupos artísticos, artistas individuais do nosso município, a VII Mostra Literária fará parte dos festejos de abertura do Centenário de São José do Seridó, e constituir-se-á em um momento singular de promoção e incentivo à leitura e à escrita, e expressão do que temos como produção artístico-literária na nossa comunidade, que permeia todas as manifestações artísticas.

Na programação que se segue, as atividades que serão desenvolvidas nos dias 4 e 5 de novembro de 2016.

 

Deixe uma resposta