Maior avião do mundo pousa em São Paulo nesta segunda-feira

0
227

O pouso do Antonov 225, o maior avião do mundo, deve atrair curiosos na noite desta segunda-feira (14/11) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A aeronave, que chega às 23h30, vai levar para o Chile um gerador de 150 toneladas fabricado no Brasil pela ABB. Esta é a segunda vez que o Antonov vem ao Brasil. A primeira foi no Carnaval de 2010, quando desceu em Viracopos e trouxe dos Estados Unidos equipamentos para a refinaria de Paulínia.

A ucraniana Antonov fornecia aviões para a antiga União Soviética, na época da “guerra fria”. O projeto da mega aeronave veio bem mais tarde, quando surgiu da necessidade de transportar os ônibus espaciais russos. O gigante de 84 metros de comprimento, 88 de envergadura e 175 toneladas acabou dando origem a à Antonov Airlines, uma companhia aérea especializada no transporte de cargas especiais ao redor do mundo. Em 2011, quando ocorreu o tsunami na Ásia, o Antonov também prestou serviços de ajuda humanitária.

No Aeroporto de Guarulhos, a presença do gigante dos ares exige esquema especial. No pátio, ele vai ocupar o espaço de sete Boeings 737 e ficará no pátio do Terminal 2. O gerador será transportado no porão da aeronave. Para isso, serão usados um guindaste, um pórtico e trilhos para transportar o equipamento.

A voo para Santiago está programado para o feriado de terça-feira, às 8h.

Com seis turbinas e potência equivalente a 200 Ferraris, o Antonov tem capacidade para até 250 toneladas de cargas e pode transportar itens na parte externa da fuselagem. A viagem para o Brasil já começou. O avião decolou de Kiev, na Ucrania, na manhã deste domingo (9h15m o horário de Brasília).

GAZETA DO POVO

Deixe uma resposta